kelly
Modelagem de Dados – Normalização
Objetivo:
• Eliminar redundâncias e inconsistências de um banco de dados, com reorganização mínima dos dados.
Sub-Fases:
• Identificação das redundâncias e outros problemas
• Reorganização do banco de dados
Normalização é um processo baseado nas chamadas formas normais.
Uma forma normal é uma regra de deve ser aplicada na construção das tabelas do banco de dados para que estas fiquem bem projetadas. Segundo autores, existem 5 formas normais. Vamos trabalhar com as 3 primeiras, sendo as principais.
Devemos aplicar as 3 formas normais em cada tabela, ou grupo de tabelas relacionadas. As formas têm uma ordem e são dependentes, isto é, para se aplicar a segunda norma, deve-se obrigatoriamente ter aplicado a primeira e assim por diante.
1 - Forma Normal: Verificação de Tabelas Aninhadas – 1FN
Uma relação estará na Primeira forma normal 1FN, se e somente se todos os domínios básicos contiverem somente valores atômicos (não contiver grupos repetitivos). Em outras palavras podemos definir que a primeira forma normal não admite repetições ou campos que tenha mais que um valor.
Para uma tabela estar na primeira forma normal ela não deve conter tabelas aninhadas. Um jeito fácil de verificar esta norma é fazer uma leitura dos campos das tabelas fazendo a pergunta: Este campo depende de qual?
Procedimentos:
Identificar a chave primária da entidade;
Identificar o grupo repetitivo e removê-lo da entidade;
Criar uma nova entidade com o grupo repetitivo.
Vamos exemplificar, com a tabela Venda. Este é o esquema relacional da tabela:
Venda(Codvenda, Cliente, Endereco, Cep, Cidade, Estado, Telefone, Produto,
Quantidade, Valorunitario, Valorfinal).
O raciocínio é o seguinte: A tabela Venda, deve armazenar informações da venda. Pois bem, verificando o campo Cliente, sabemos que ele depende de CodVenda, afinal para cada Venda há um cliente. Vendo o campo Endereço, podemos concluir que
Elisa