Narrativa - Para Entender Melhor
Narrativa é originária do latim e quer dizer conhecer,transmitir informações. A narrativa cerca as pessoas desde o momento que consegue compreender a fala e fornece aos indivíduos uma ferramenta, para aprender e ensinar uns aos outros. Estamos constantemente narrando acontecimentos, contando sobre eventos que assistimos ou participamos ou sobre os quais ouvimos falar. Narrativa é originária do latim e quer dizer conhecer,transmitir informações. A narrativa cerca as pessoas desde o momento que consegue compreender a fala e fornece aos indivíduos uma ferramenta, para aprender e ensinar uns aos outros. Estamos constantemente narrando acontecimentos, contando sobre eventos que assistimos ou participamos ou sobre os quais ouvimos falar.
Alguns elementos básicos da narrativa são:
Fato - corresponde à ação que vai ser narrada (O quê?)
Tempo - em que linha temporal aconteceu o fato (Quando?)
Lugar - descrição de onde aconteceu o fato (Onde?)
Personagens - participantes ou observadores da ação (Com quem?)
Causa - razão pela qual aconteceu o fato (Por quê?)
Modo - de que forma aconteceu o fato (Como?)
Consequências - Resultado do desenrolar da ação que provoca um determinado desfecho
ENREDO:
O enredo, dentro de um texto narrativo, é o conteúdo do qual esse texto se constrói. O enredo, também chamado de trama, tem sempre um núcleo, que chamamos de conflito. É esse conflito que determina o nível de tensão (expectativa) aplicado na narrativa. É no enredo que se desenrolam os acontecimentos que formam o texto (tecido).
O enredo não é composto apenas do gênero narrativo, o que ocorre é uma predominância deste, mas dentro dele os autores costumam incluir trechos descritivos e dissertativos. No caso de pequenas narrações feitas em escolas ou concursos, isso não ocorre com freqüência devido à pequena extensão do texto.
O enredo é o esqueleto da narrativa, a sua base. Se não há enredo não há narrativa, não há personagens, não há tempo e nem espaço. É