LITERATURA INFANTO JUVENIL
1- Com ajuda do texto em anexo, fale sobre a importância da Literatura Infanto-Juvenil.
RESPOSTA: A Literatura Infanto Juvenil assume um papel de grande importância na formação de jovens leitores, desde que seja uma atividade bem planejada pelo docente, respeitando a faixa etária e a realidade dos mesmos. Algumas características fazem prender a atenção do jovem leitor no que está sendo transmitido como: narrativa movimentada, com imprevistos; discurso direto; ilustrações; finais felizes; etc. Mesmo existindo alguns tipos de preconceitos referentes a esse tipo de leitura, a literatura aproxima o leitor da realidade da vida de maneira divertida, abordando temas complexos ( como morte, honestidade, problemas sociais, etc). Dessa forma, o engraçado atraí o público pré-adolescente e adolescente, fazendo com que os mesmos se familiarizem com o mundo real, e se preparem inconscientemente para entrar nele.
É através da Literatura que o leitor desenvolverá seu raciocínio e pensamento lógico, estimulando sua imaginação, tendo assim, um contato melhor com obra literária, permitindo que ela tenha uma melhor compreensão maior de si e do mundo.
As formas narrativas da Literatura Infanto –juvenil, em seu conceito geral, ‘ficção’ – narrativa em prosa literária (linguagem artística construída pelo pensamento lógico – poético) estrutura em capítulos longos ou breves e que, procura excitar o interesse pela pintura das paixões, dos costumes ou pela singularidade das aventuras. Dessa mesma forma, pode ser definida a Literatura Infantil; faltando apenas acrescentar que está é uma literatura destinada a “seres em formação”, e seres que estão passando pelo processo de aprendizagem inicial da vida. Daí o caráter “Didático” que é inerente à sua matéria. Seu caráter lúdico é o que atrai o leitor e diverti, pois aquilo que não causa emoção ou não interessa não poderá despertar no educando o ato de ler com prazer. De ser um