literatura infanto juvenil
Literatura juvenil
A literatura juvenil é um ramo da literatura dedicada a leitores entre dez a quinze anos de idade. Fatos comuns a obras literárias juvenis em geral incluem: geralmente, apresentam temas de interesse ao jovem adolescente, muitas vezes controversos, como sexo, violência, drogas, relacionamentos amorosos, etc; personagens, especialmente protagonistas, da mesma faixa etária dos leitores; podem possuir imagens e fotos, mas não necessariamente; são basicamente constituídas de texto; obras literárias juvenis geralmente apresentam um número maior de páginas, podendo alcançar 200 a 300 páginas em vários casos.
Enquanto muitos jovens têm certo repúdio aos clássicos da literatura, alguns livros mais comerciais, dedicados a adolescentes, se tornaram grandes best-sellersBest-seller mundiais, como Harry Potter e Crepúsculo. O fenômeno, no entanto, pode ser visto como uma boa oportunidade de incentivar o gosto pela literatura nesta difícil faixa etária [4] .
Obras infanto juvenis famosas
Alice no País das Maravilhas
Chapeuzinho Vermelho
O Mágico de Oz
As Crônicas de Nárnia
Rapunzel
O Jardim Secreto
Harry Potter
Percy Jackson e os Olimpianos
Prêmios
Prêmio Hans Christian Andersen - o mais importante prêmio literário internacional da literatura infanto-juvenil, considerado o pequeno Nobel de Literatura.[5]
Ligações externas
Historias e Contos Infantis
A nossa literatura infanto-juvenil...
Publicado em 07/02/2010, às 23h22
Tamanho do texto: A A A
Nelson Valente
A literatura infanto-juvenil tem ocupado um grande espaço nos meios de comunicação de massa, nos últimos anos, devido a fatores históricos como, por exemplo, o bicentenário de nascimento dos irmãos Grimm, o “julgamento” do Lobo Mau por um tribunal de Veneza e o relançamento do desenho animado Branca de Neve e os Sete Anões, apresentado pela primeira vez há 50 anos.
Aqui no Brasil, a literatura infanto-juvenil parece ter