Flashbacks em Séries Televisivas
Instituto de Artes e Comunicação Social
Introdução à Ficção Seriada Televisiva
Docente: Afonso Albuquerque
Discentes: Dandara Magalhães e Iara Noronha
Scandal e seus flashbacks
Ao observarmos como a narrativa e o tempo narrado funciona em uma série televisiva, podemos entender quais as principais funções da narrativa e como o tempo da narrativa e o tempo da história se diferenciam um ao outro. Além disso, podemos entender que a função da narrativa é cambiar um tempo dentro de outro tempo criando assim a junção do tempo da história ao da narrativa.
Conforme é feita a narração, seu próprio discurso aponta os acontecimentos temporais determinando a ordem de sucessão dos acontecimentos narrados, fazendo com que ocorra assim, a temporalidade da história, no exemplo tratado aqui, o segundo episódio da terceira temporada de Scandal. A narrativa já começa apontando que aquele momento inicial do episódio passou-se à cinco anos atrás e logo depois dessa cena inicial volta aos tempos atuais também indicando o momento de forma explícita, depois desse primeiro exemplo, o espectador já consegue identificar a transição entre os flashbacks seguintes e o retorno à história atual, sem a necessidade de uma legenda de apoio.
Em uma série de estrutura temporalmente complexa como Scandal podemos observar as posições cronológicas e a forma de se criar uma relação de sucessão. O episódio escolhido, “Guess who’s coming to dinner”, é todo formado por uma transição entre os flashback e os dias ditos atuais na trama principal.
No discurso narrativo clássico a ordem inversa é sempre apontada por um aviso que determina o tempo daquela narração. Como ficções seriadas que atravessam os anos como Doctor Who, fazendo com que ocorra um contraste marcante entre o antes, agora e depois.
Dividido em seis partes, as anacronias do episódio analisado, acontecem repetidamente com os mesmos personagens (tendo Olivia e seu pai, Eli, como personagens de