Pop art e op art
. Breve História da Pop Art
Op-art é um movimento artístico que tem por objetivo dar movimento às pinturas, Victor Vasarely foi o pioneiro entre os artistas no aprimoramento dessa arte.
A op-art é produzida através da combinação de figuras geométricas especialmente em preto e branco, essas combinações dão ao espectador a impressão de que a imagem na tela está em movimento.
Quando o observador troca de posição, a peça em op-art dá a ele a impressão de que a obra sofre transformações. Essa arte encontra-se em constante transformação. Foi por volta da década de 60 que surgiram pesquisas relacionadas a essas sensações ópticas nas telas. A primeira exposição de op-art foi realizada em 1965 e recebeu o nome de The Responsive Eye. Os principais artistas da op-art são: Alexander Calder e Victor Vasarely.
.Contexto historico Op Art
A expressão “op-art” vem do inglês (optical art) e significa “arte óptica”. Defendia para arte "menos expressão e mais visualização". Apesar do rigor com que é construída, simboliza um mundo mutável e instável, que não se mantém nunca o mesmo.A Op Art (abreviação inglesa para "Arte Óptica") nasceu e se desenvolveu simultaneamente nos Estados Unidos e na Europa, em meados da década de sessenta. O termo foi empregado pela primeira vez na revista Times no ano de 1965 e designa uma derivação do expressionismo abstrato
. Pop Art
. Breve História da Pop Art
A Pop-Art foi um movimento que surgiu na Inglaterra, mas foi desenvolvido nos Estados Unidos. Ela surgiu na década de 50 por artistas que utilizaram símbolos e produtos de propaganda como tema de suas obras. Eles tinham como objetivo a critica ao consumismo.
Utilizavam como base quadrinhos, anúncios publicitários e ilustrações. Os materiais utilizados eram tinta acrílica, poliéster, látex, além de outros materiais artísticos.
.Contexto Histórico da Pop Art
A Pop Art foi influenciada por diversos fatores históricos - socias, dentre eles o fim da Segunda Guerra Mundial, a