op arte e art pop
Op-art é um movimento artístico que tem por objetivo dar movimento às pinturas, Victor Vasarely foi o pioneiro entre os artistas no aprimoramento dessa arte.
Spirals- Rebeca Ruiz
A op-art é produzida através da combinação de figuras geométricas especialmente em preto e branco, essas combinações dão ao espectador a impressão de que a imagem na tela está em movimento.
Suas principais características
Quando o observador troca de posição, a peça em op-art dá a ele a impressão de que a obra sofre transformações. Essa arte encontra-se em constante transformação.
Principais artistas:
Alexander Calder
Victor Vasarely.
POP ART
Pop Art é o movimento das artes plásticas que usava figuras e ícones populares como temas de suas pinturas. Surgiu em meados da década de 1950, no Reino Unido. Recebeu influências de artistas ligados ao dadaísmo e ao surrealismo.
Elvis Presley
Um dos objetivos da pop art é criticar o modo de produção do capitalismo. Assim produzia com signos estéticos de cores inusitadas massificados da publicidade e do consumo, usando materiais como gesso, tinta acrílica, poliéster, látex, produtos com cores intensas, fluorescentes, brilhantes e vibrantes, reproduzindo objetos do cotidiano em tamanho consideravelmente grande.
A base das criações compõe: a linguagem da publicidade e da televisão, os quadrinhos, as embalagens industrializadas, a fotografia, os ídolos populares, os produtos descartáveis e a fast-food.
Pop arte significa arte popular. Entretanto, não quer dizer que ela seja feita pelo povo, e sim que ela faz referência à produção para a massa.
Principais artistas:
Robert Rauschenberg (1925), famoso pelas pinturas com garrafas de Coca-Cola, embalagens de produtos industrializados e pássaros empalhados
Roy Lichtenstein (1923-1997), com suas obras baseadas nas histórias em quadrinhos e anúncios publicitários