historia da arte
HISTÓRIA DA ARTE Trabalho B2
Campinas – SP2010
O MODERNISMO NO BRASIL
O modernismo teve inicio no século XX e teve como objetivo romper com toda tradicionalidade e libertar a estética, dando fim a arte ultrapassada.
Foi um movimento literário e artístico.
O marco do modernismo foi A semana da arte moderna, que ocorreu em São Paulo, foi uma explosão de idéias inovadoras que aboliam por completo a perfeição estética tão apreciada no século XIX.
De 1922 a 1930 foi o período mais complicado, pois esta nova forma de expressão não era compreendida pela elite paulista, que era influenciada pelas formas estéticas européias mais conservadoras, onde o inexpressivo era bonito.
Os artistas brasileiros buscavam uma identidade própria e principalmente a liberdade de expressão.
Isto fez com que todos que foram assistir este movimento ficassem insatisfeitos com a mudança. Mas este fato não abalou os intelectuais e artistas deste movimento, quee continuou a expandir-se através de divulgações em revista e por alguns movimentos como por exemplo o Movimento Pau-brasil.
Na década de 30 coube sedimentar e oficializar as conquistas modernistas. Neste período até 1945 o modernismo expandiu-se para o Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Todo movimento artístico é uma ruptura com os padrões utilizados pelo anterior, isto vale para todas as formas de expressões, sejam elas através da pintura, literatura, escultura, poesia, etc.
Ocorre que nem sempre o novo é bem aceito, como o modernismo, que a principio chocou por fugir por completo da estética européia tradicional que influenciava os artistas brasileiros.
A IMPORTANCIA DA SEMANA DE ARTE MODERNA PARA A ARTE BRASILEIRA
A semana da arte moderna foi um acontecimento histórico muito importante para a arte brasileira.
Representou uma verdadeira renovação da arte, na busca de subverter uma produção artística, criar uma arte essencialmente brasileira, embora em sintonia com as novas tendências européias, essa