Linhas de Credito
TRABALHO: LINHAS DE CREDITO
DISCIPLINA:- ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
PROF:- RAYMUNDO DE SOUZA NETO
ACADEMICOS: STEVAN HONORATO F. SILVA RA B14GJE-8
OTAVIO PESSOA MARETTO RA B104AD-2
SÃO JOSE DO RIO PRETO - SP
5º/4º SEMESTRES 2013
Linhas de Credito: São Limites de credito tipo empréstimos concedido a pessoas físicas ou jurídicas, oferecidas por instituições financeiras ou bancarias. As linhas de credito tem seus limites estipulados através da analise de renda quanto um pessoa ou empresa recebe ou fatura por mês.
Para tratarmos das decisões de financiamento de empresa e do uso de capitais de terceiro, se faz necessário abordamos inicialmente alguns conceitos da política de capital de giro.
Conceito de capital de giro – é o investimento de uma empresa em ativos de curto prazo (caixa, títulos negociáveis, estoques e contas a receber),ou seja ativos circulantes.
Capital de giro líquido – são os ativos circulantes menos os passivos circulantes (AC - PC).
Índice de liquidez seca – Ativos circulantes subtraídos do estoque menos passivo circulante (AC - estoques - PC).
Orçamento de caixa – demonstrativo que prevê as entradas e saídas de caixa, focalizando a capacidade da empresa de gerar entradas suficientes para honrar as saídas.
Identificada a necessidade de obtenção de empréstimos para capital de giro, comentaremos as vantagens e desvantagens do financiamento de curto prazo (CP) em relação ao de longo prazo (LP):
a) Velocidade: o crédito de CP é obtido com maior facilidade e rapidez;
b) Flexibilidade: pagamentos antecipados, liberação de novos valores, sem clausula restringindo ações futuras da empresas são algumas vantagens do financiamento de CP;
c) Custo do LP versus CP: as dívidas de curto prazo possuem taxas de juros inferiores às de longo prazo (isto no caso americano. O que se verifica sobre isto no Brasil?);
d) Risco da dívida do CP versus LP:
As taxas de juros são variáveis no CP,