Linhas de credito
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Edinei Fabiani, Fabricio Enderle, Felipe Augusto Vieira, Joelso Romani, Mateus Dalazana e Rafael de Carli
LINHAS DE FINANCIAMENTO AGRÍCOLA
Marau
2014
Crédito Rural
O crédito rural abrange recursos destinados a custeio, investimento ou comercialização. É o suprimento de recursos financeiros para aplicação exclusiva nas atividades agropecuárias, desenvolvidas por produtores rurais.
Os créditos de custeio ficam disponíveis quando os recursos se destinam a cobrir despesas habituais dos ciclos produtivos, da compra de insumos à fase de colheita. Já os créditos de investimento são aplicados em bens ou serviços duráveis, cujos benefícios repercutem durante muitos anos. Por fim, os créditos de comercialização asseguram ao produtor rural e a suas cooperativas os recursos necessários à adoção de mecanismos que garantam o abastecimento e levem o armazenamento da colheita nos períodos de queda de preços.
O credito rural tem os seguintes objetivos:
Estimular os investimentos rurais feitos por produtores e associações como cooperativas;
Permitir o custeio da produção, seu armazenamento e sua posterior comercialização, de forma oportuna e eficiente;
Fortalecer o setor rural aumentando sua competividade;
Aperfeiçoar os métodos de produção, aumentando a produtividade e melhorando o padrão de vida dos indivíduos na atividade rural;
Promover uma melhor qualidade de vida e pequenos produtores rurais (agricultura familiar);
Aquisição de bens móveis como, máquinas e equipamentos que auxiliam no dia a dia do agronegócio e bens fixos como galpões e instalações adequadas para a produção; Aquisição de bens de primeiro nível contra mudanças climáticas como a seca, com instalação de irrigações.
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - Pronaf
As normas aplicáveis aos financiamentos rurais ao amparo do Pronaf foram