linhas de credito
As linhas de crédito, como o próprio nome diz, são limites de crédito/ empréstimos que são concedidos às pessoas físicas e jurídicas que tem como objetivo o crescimento e, para isso, precisam de investimento. São oferecidas por instituições bancárias e/ ou financeiras.
O limite para as linhas de crédito são estipulados pela análise de renda ou pelo faturamento da empresa.
Existem muitas linhas de crédito disponíveis. É preciso saber qual é a mais adequada para a função a que se destina. É necessária uma análise dos agentes financeiros para identificação das características e condições da linha de crédito que melhor se aplica ao objetivo. Geralmente a pesquisa de escolha de melhor linha de crédito é feita no banco de relacionamento do cliente e se estende a outros agentes financeiros.
Existem instituições públicas e privadas que oferecem linhas de crédito:
- Bancos comerciais – executam operações de crédito de curto e médio prazo para o comércio, indústria, empresas prestadoras de serviços, pessoas físicas e terceiros em geral. Os bancos comerciais podem ser instituições financeiras privadas ou públicas.
- Bancos múltiplos – são bancos mais completos que os comerciais. Com autorização do Banco Central, podem atuar como carteiras de banco comercial, banco de investimento, sociedade de crédito, financiamento e investimento ou sociedade imobiliária. Dentro desta categoria, estão os bancos de varejo, que atendem ao micro e pequeno empresário com condições específicas para a concessão do crédito. - Bancos de desenvolvimento e agências de fomento – especializadas no fornecimento de crédito de médio e longo prazos, normalmente com repasses de recursos públicos. Podem ser de abrangência nacional, regional ou estadual. Um exemplo de banco com abrangência nacional é o BNDES. - Bancos de Investimento – disponibilizam recursos de médio e de longo prazos para as empresas, com o objetivo de ampliar a capacidade produtiva, expansão e localização dos