Assedio Moral Ambiente do Trabalho
INTRODUÇÃO
O presente estudo tem por objetivo analisar o assédio moral no ambiente de trabalho e seus efeitos, bem como os danos psicológicos causados por ele.
O assedio é o termo utilizado para designar toda conduta que cause constrangimento psicológico ou físico à pessoa caracteriza-se por demanda abusiva, que atenta contra a dignidade psíquica, de forma repetitiva e prolongada, que expõe o trabalhador a situações humilhantes e constrangedoras, capazes de causar ofensa a personalidade, à dignidade ou a integridade psíquica.
O problema questionado na pesquisa trata dos danos que esse tipo de assedio pode causar ao trabalhador pontuando especificamente os danos psicológicos, físicos e o acolhimento da esfera jurídica.
Tem por objetivo analisar as conseqüências psicológicas e as repercussões jurídicas causadas pelo assedio moral no ambiente de trabalho; Identificar o que se entende por dano moral; Identificar o dano moral na fase pré e pós-contratual; exemplificar hipóteses de danos morais no ambiente de trabalho; averiguar os transtornos psicológicos causados por essa modalidade de assedio; identificar a aplicabilidade da lei trabalhista neste contexto; averiguar quais são as repercussões jurídicas oriundas das seqüelas deixadas pelo assedio moral no ambiente de trabalho.
As seqüelas deixadas pela forma de assedio estudado são de enorme proporção a vida de quem as sofre indagamos as fases, formas e hipóteses de assédio, foram deixadas claras no estudo direcionado a importância que se tem de não deixar impune essa forma de violência psicológica e que nossa justiça está sim preparada para aplicabilidade que se é conhecida tanto em nossa Constituição Federal quanto na CLT e no ordenamento jurídico.
Verificamos na pesquisa a importância de se estuda profundamente o modo de assedio moral, vimos também os danos que podem causar as pessoas que sofrem desse assedio.
Podemos apreciar de forma objetiva o papel da justiça do trabalho, sua