o que é assédio moral no ambiente de trabalho
O assédio moral ocorre quando uma pessoa esta sendo pressionada, perseguida, coagida,constrangida e humilhada. São atitudes abusivas e dolorosas que causa um terror psicológico exercido no ambiente de trabalho por seu superior hierárquico. Esse tipo de violência se caracteriza por acontecer repetidas vezes, dentro do expediente quando a pessoa esta exercendo sua função, a vitima fica se sentindo desestabilizada e muitas vezes só tem vontade de pedir demissão.
Tchilla Helena(2011, pág. 40), dá a seguinte definição do assédio moral no ambiente de Trabalho:
‘’É a exposição do trabalhador a situações humilhantes, constrangedoras,degradantes, com um firme propósito de prejudicar a vitima.Essa conduta, para se enquadrar como Assédio Moras, deverá ser repetitiva,reiterada,prolongando-se durante a jornada de trabalho e no exercício das funções que o trabalhador está inserindo.’’
A imagem do patrão duro de antigamente que chamava seu empregado de burro,incompetente perante a todos geraria um assédio, no entanto, como as pessoas não tinham consciência que estava sofrendo esse tipo de ato, não denunciavam. Essa consciência vem com a informação que aos poucos toma conta das organizações de trabalhadores, a mídia também fornece essas informações para que as pessoas percebam que essas situações são danosas e que elas estão relacionado com assedio moral.
Quando as pessoas começam a receber atividades que são incompatíveis com sua formação, que tenham uma condição de desempenhar um determinado trabalho e receber tarefas que são mais precárias, esse desvio de função é considerado assédio.
Perante esse aspecto,observa-se que o assédio moral pode ocorrer de modo muito sutil, atingindo a moral da vitima sem que outras pessoas percebam ou mesmo pressionando perante todos, abalando sua identidade,o emocional tendo como consequência uma série de transtorno.
Quando tratamos desse assunto, sabemos que essa prática se tornou