TOPOGRAFIA
AULA 02
INTRODUÇÃO À LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO
1.
Escalas
1.1.
Definição
É a relação entre a dimensão representada graficamente e a dimensão real. É dada por:
𝐸=
1.2.
𝑀𝐺
𝑀𝑅
onde MG = é a dimensão gráfica e MR = dimensão real
Escala Gráfica
É a representação em forma de gráfico de uma escala numérica. É de grande utilidade para acompanhar a representação em ampliações ou reduções.
Fig. 01
Exercício:
Determine a área em m2 da figura abaixo, que está na escala 1:50
AULA 02
Página 1
TOPOGRAFIA
2. Levantamento Topográfico
De acordo com a NBR 13133 (ABNT, 1991, p. 3), Norma Brasileira para execução de
Levantamento Topográfico, o levantamento topográfico é definido por:
“Conjunto de métodos e processos que, através de medições de ângulos horizontais e verticais, de distâncias horizontais, verticais e inclinadas, com instrumental adequado à exatidão pretendida, primordialmente, implanta e materializa pontos de apoio no terreno, determinando suas coordenadas topográficas. A estes pontos se relacionam os pontos de detalhe visando a sua exata representação planimétrica numa escala pré-determinada e à sua representação altimétrica por intermédio de curvas de nível, com eqüidistância também pré-determinada e/ou pontos cotados.”
Tradicionalmente o levantamento topográfico pode ser divido em duas partes: o levantamento planimétrico, onde se procura determinar a posição planimétrica dos pontos
(coordenadas X e Y) e o levantamento altimétrico, onde o objetivo é determinar a cota ou altitude de um ponto (coordenada Z). A realização simultânea dos dois levantamentos dá origem ao chamado levantamento planialtimétrico. A figura 1.1 ilustra o resultado de um levantamento planialtimétrico de uma área.
AULA 02
Página 2
TOPOGRAFIA
3. Coordenadas
3.1. Geográficas (Latitude e Longitude)
Uma das formas utilizadas para localização de pontos na superfície terrestre é utilizando as
coordenadas