A AFETIVIDADE EM SALA DE AULA
Humberto Carlos Melo1
Maria José Brito Araújo (Orientadora)2
RESUMO
O presente trabalho relata a afetividade em sala de aula, mostrando como o afeto e a relação professor aluno pode influenciar no aprendizado. Apresentando também o quanto as relações humanas são peças fundamentais na realização comportamental de um individuo. Fazendo uma análise do que acontece em uma escola, explicando o quanto alguns fatores influenciam positivamente e negativamente. Trazendo também uma análise reflexiva dos principais problemas cotidianos enfrentados na sala de aula pelos alunos e professores, em suas interações, enquanto sujeitos inerentes do processo educacional.
Palavras chave: Afetividade. Professor- Aluno. Relações Humanas.
ABSTRACT
This paper reports the affection in the classroom, showing how the affection and the teacher can influence student learning. Featuring also how human relationships are fundamental in achieving behavior of an individual. Making an analysis of what happens in a school, explaining how some factors influence positively and negatively. Bringing also a reflective analysis of the main problems faced everyday in the classroom by students and teachers in their interactions, as subjects inherent in the educational process.
Keywords: Affection. Teacher-Student human relations.
INTRODUÇÃO
Desde os tempos mais remotos é discutida e observada a participação do professor em relação ao comportamento e desenvolvimento da aprendizagem do aluno.
O modo de agir do professor é fundamentado num determinado conceito imposto pela sociedade. Houve tempos em que o professor tinha um papel definido, um padrão de ação. Hoje é exigido do professor uma compreensão mais aprofundada do aluno e seu desenvolvimento na escola.
A afetividade simples se manifesta em expressões motoras, que vai evoluir para o comportamento mais complexo, mais tarde a comunicação se diversifica através da linguagem, suprimindo em parte a sensibilidade