moda
A década de 1920, ou simplesmente década de 20 ou ainda anos 20 foi o período de tempo entre 1 de janeiro de 1920 e 31 de dezembro de 1929.
Os EUA ainda era o mandachuva do mundo - prosperidade essa que teve uma forte queda em 1929 com a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque. AEuropa, contudo, sofria as consequências da Primeira Guerra Mundial, o que permitiria a ascensão do Nazismo, por Hitler, após a Crise de 29, o surgimento do Fascismo italiano e ainda o Salazarismo em Portugal.
Antes do início da Primeira Guerra Mundial, a moda já estava sofrendo algumas mudanças bastante significativas. Porém, um evento desta magnitude fez com que mudanças radicais acontecessem na sociedade. Nada mais seria como antes, muitos aristocratas perderiam seus lugares na sociedade, automóveis começam a tomar lugar das carruagens, os cabelos femininos perdem o volume e ganham cortes curtos e os nada práticos espartilhos saem de cena.
Os tempos eram definitivamente outros, e a mulher já começava a tomar seu lugar na sociedade como trabalhadoras e o numero de homens reduziu significativamente devido as baixas de soldados durante a conflito mundial.
Livres dos espartilhos, a silhueta se torna tubular. Nada mais de cintura marcada, e curvas acentuadas. Era como um grito de liberdade feminino. Há uma certa tendência à uma estética andrógina, e quando há alguma referência à cintura, ela se encontra mais abaixo, na altura dos quadris, como um mero adorno.
Se durante a guerra as saias começaram a perder comprimento, em 1925 elas encurtaram significativamente para escândalo dos mais conservadores. Agora cobriam apenas os joelhos. Nos EUA chegaram a ser elaboradas leis contra as tais saias. Mas a verdade é que os vestidos mais leves, soltos e curtos eram perfeitos para a febre da época: o Charleston. A dança, com seus movimentos frenéticos, jamais poderia ser executada por moças de espartilho, por exemplo. O Jazz era a música