Moda
Ana L. Brock
Lajeado, outubro de 2013.
AS TECNOLOGIAS E A MODA
Trabalho apresentado na disciplina de Temas Contemporâneos, como parte da exigência, para obtenção da nota do semestre.
Professor:
“(...) A moda, em seu sentido historicamente específico, implica, para começar, a expectativa fundamentada de que as formas de vestuário dominantes irão mudar em intervalos explicitamente marcados”.
Hans Ulrich Gumbrecht
(professor no Departamento de Literatura Comparada da Universidade Stanford- EUA)
INTRODUÇÃO
O processo de globalização e a abertura dos mercados mundiais provocaram mudanças significativas, gerando competição global e dando surgimento a novas estratégias empresariais e novas formas de organização da produção.
Nesse sentido, a partir deste novo processo de abertura econômica, as organizações têm reagido às atuais pressões e assim reestruturando seus processos produtivos, oferecendo novos produtos, altamente tecnológicos, que são desenvolvidos especialmente para proporcionar satisfação e bem estrar a seus clientes.
Este trabalho apresenta uma breve história sobre a moda, o surgimento dos tecidos, mudanças na indústria têxtil e de confecção para atender a este mercado, bem como, suas principais tendências globais, enfocando particularmente a necessidade do consumidor.
A HISTÓRIA DA MODA
O conceito da moda implica em uma transformação periódica das linhas, dos estilos e das roupas, o que se desenvolve em decorrência de processos históricos que se instituíram na Europa, a partir do século XIV.
No século XV, segundo Pollini (2007), a palavra Mode começou a ser utilizada em francês, significando “modo”, tendo se desenvolvido a partir da palavra