Desenvolvimento Econômico Local
1 INTRODUÇÃO 3
2 SOBRE A REESTRUTURAÇÃO CAPITALISTA E A CRISE DOS ESTADOS NACIONAIS.................................................................................................................4
2.1 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL ......................................................5
2.1.1 Política Nacional para o Desenvolvimento Econômico Local..............................6
3 CONCLUSÃO.........................................................................................................10
REFERÊNCIAS..........................................................................................................11
1 INTRODUÇÃO
O desenvolvimento econômico local não é simplesmente o reflexo de um processo de desenvolvimento nacional em uma dada localidade. O que caracteriza o processo de desenvolvimento econômico local é o protagonismo dos atores locais que, na formulação de estratégias, na tomada de decisões econômicas e na sua implementação.
Trata-se, portanto, de um processo de desenvolvimento econômico que se baseia na autonomia dos agentes locais que, muitas vezes, caminham em oposição ao pensamento dominante. Segundo o Instituto Pólis (2005), no Brasil o tema “Desenvolvimento Econômico Local ganha relevância nos últimos anos em decorrência tanto das muitas iniciativas locais focadas no tema, quanto por causa da degradação da situação social e do abandono de uma agenda de desenvolvimento em outras órbitas que não a local. O local, nesta medida, torna-se uma espécie de última trincheira para o desenvolvimento, embora com poucos poderes e reduzida capacidade para contrapor-se às macropolíticas.”
Por vezes uma ação inteligente, por insignificante que possa parecer, pode contribuir enormemente para a redução da pobreza local. Uma dessas ações é a concessão de microcréditos.
Os sinais objetivos de esgotamento dos modelos tradicionais de crescimento econômico, aliados à consciência dos limites físicos do meio ambiente e à