proposta atividades esportivas
A sociedade ocidental no século XX viu aparecer um fenômeno social de grande abrangência e significado, que foi o homem dedicar-se ao Esporte e às atividades que buscam a qualidade de vida, seja como integrantes de um processo de conquista da performance e do alto rendimento, seja como fator de integração social e educacional, ou, como ocupação de um tempo disponível para o lazer, conquistado ao longo dos anos pelos diversos movimentos sociais organizados ou pelo próprio desenvolvimento tecnológico.
A escola apresenta-se como instrumento privilegiado de reflexão e análise do fenômeno esportivo, na perspectiva de construção de uma consciência corporal e esportiva crítica, autônoma e criativa.
A Educação Física é capaz de alcançar os seguintes princípios:
A educação através do esporte tem potencial para transformar realidades, pois no mundo moderno necessita-se de um processo constante de aprendizagem. Princípios de inclusão social, do respeito às diferenças e do exercício pleno de cidadania, assim determinam-se novas visões e concepções para atender a demandas de competências e habilidades para a constituição de indivíduos críticos e criativos, que possam construir um mundo mais justo, mais humano e com maior inclusão;
O conhecimento se constrói no âmbito das relações sociais que se inserem no espaço e no tempo. Por isso, o esporte educativo propõe a comunicação e relacionamento entre os agentes da sociedade, num trabalho que leva em consideração as necessidades da comunidade como um todo. Esse princípio nos impele a planejar uma intervenção no sentido de possibilitar a construção da cidadania e qualidade de vida através da prática das diversas manifestações de atividades corporais e esportivas, especialmente vivenciadas no âmbito escolar e nas atividades de apoio ao escolar no tempo ocioso de crianças e adolescentes.
A Educação Física tradicionalmente apresenta a existência de várias