ginastica geral
Rubens Venditti Jr * Marlus Alexandre Sousa **
Resumo
Este trabalho surge da necessidade de discussões sobre o papel educacional do profissional de educação física na aprendizagem esportiva e Pedagogia do Esporte. Relacionamos correntes teóricas da Pedagogia do Esporte com o ensino dos jogos desportivos coletivos. Para tanto, utilizamos como instrumento o jogo, ferramenta fundamental de ensino e oportunidade social, através de suas características lúdicas. O jogo pode contribuir para o desenvolvimento de valores éticos, sociais e morais, assim como para a construção de metáforas que estabeleçam relações entre o esporte e a vida, fazendo uso da ludicidade e do ensino reflexivo. Ambos fundamentam nosso embasamento teórico para a atuação em Pedagogia do Esporte, trazendo mais oportunidades, opções de escolha e reflexões sobre nossa atuação profissional.
PALAVRAS-CHAVE: Pedagogia do Esporte – iniciação esportiva – jogo – ensino reflexivo. APRESENTAÇÃO: Vamos começar o jogo?!! “O professor ensina... O mestre inspira...” Procuramos neste estudo compreender as possibilidades educacionais do esporte e os aspectos favoráveis para discussão de princípios e valores, capazes de formar não apenas atletas, mas também cidadãos criativos e autônomos, aptos a solucionar problemas e conviver em comunidade.
O profissional de Educação Física (EF) tem que “encantar” (ou ainda “inspirar”) os alunos para as práticas esportivas. Esse encantamento se dá através de recursos pedagógicos como o jogo, a motivação e a atuação profissional.
Cursos de Especialização, Capacitações e a questão da Formação Continuada e “Reciclagem” de profissionais atuantes fortalecem e dimensionam o trabalho dos professores em todo o país. Cabe ao profissional de EF a função de elaborar uma diversificação de conteúdos e a estruturação de uma pedagogia