Ginástica Geral
GINÁSTICA GERAL
SURGIMENTO
As Ginásticas – com interpretação própria do termo – surgem na Antiguidade (776a.C - 393d.C), em que estudiosos gregos criaram o termo Gymnus: nu (tratando-se da prática de atividades com o corpo desnudo).
Incluindo habilidades para montar e desmontar um cavalo e habilidades semelhantes a executadas em um circo, como fazem os chamados acrobatas. Naquela época, os ginastas praticavam o exercício nus.
EVOLUÇÃO HISTÓRICA
PRÉ-HISTÓRIA: característica utilitária;
ANTIGUIDADE (Grécia e Roma): práticas corporais, educação corporal, estética e características guerreiras;
IDADE MÉDIA: preparação militar;
IDADE MODERNA: preocupação com a educação, exercícios ao ar livre;
IDADE CONTEMPORÂNEA: primeiras sistematizações dos exercícios físicos/ginástica;
Ao analisar as Ginásticas no tempo, notou-se que seu passado foi se modificando de acordo com as necessidades de cada momento histórico, ou seja, a cada momento sócio-político vivido pelos povos havia-se uma adaptação e evolução da ginástica.
As próprias formas que elas apresentaram com o passar dos anosforam provisórias, modificando-se de acordo com as novas necessidades dos homens de vivenciar o corpo em termos de práticas corporais.
Segundo Fiorin (2002) “a Ginástica, é entendida como sinônimo de atividades físicas em geral.
Marrou (1969) coloca as Ginásticas na Antiguidade grega como “o elemento, senão preponderante, pelo menos característico da formação do jovem grego” sendo um “dos traços dominantes da vida grega” (p. 185).
Na época foram também criadasas primeiras sistematizações de atividades físicas, o que ressalta a importância da antiguidade grega no aspecto histórico-evolutivo das Ginásticas.
Neste período existiam diferentes formas de aplicação das Ginásticas: Em Atenas tinha-se o ideal do culto ao corpo, sendo a prática de exercícios físicos valorizada como educação corporal (SOUZA, 1997). Já os espartanos e romanos praticavam