Ginástica geral
Histórico da ginástica no Brasil
O início da ginástica no Brasil ocorreu em diferentes situações ao longo de todo o tempo. Na escola, a ginástica une-se ao início da primeira escola de educação física brasileira, pois as primeiras modalidades ensinadas foram a
Ginástica e a esgrima.
Os primeiros a se preocuparem com a saúde no Brasil foram os médicos higienistas que adotaram a ginástica com objetivo da melhoria da saúde e tinham com ênfase a biologia (anatomia e biologia). Pela falta de profissionais na área, os primeiros professores foram os militares.
Nesta época o preconceito com as mulheres era muito grande, e os militares fortaleciam ainda mais essa diferenciação, fortalecendo a inferioridade da mulher.
Os militares pregavam a eugenia, a melhoria da raça. Quem não gozasse de perfeita saúde era excluído da aula de educação física.
O primeiro método adotado pelo Brasil foi o francês.
A ginástica geral
A ginástica geral é totalmente demonstrativa, sem nenhum objetivo competitivo. Seu principal evento é gimnastrada, onde é possível que os praticantes desta atividade mostrem suas técnicas, estilos de dança, coreografias. Esta é realizada de quatro em quatro anos. A alemanha é o único país onde acontecem competições de ginástica geral.
A ginástica geral tem como objetivo a socialização, onde todos podem participar, e a falta de competitividade valoriza ainda mais este fato. Esta trabalha muito também a criatividade, pois, não tem materiais específicos para que ela seja executada.
Ginastica geral no brasil
Segundo alguns relatos, a ginástica geral já existia no Brasil desde 1943, mas somente na década de oitenta começou a ser realmente difundida em nossa cultura. Pela participação de muitos brasileiros na gimnaestrada, teve um aumento muito expressivo na década de noventa.
Gimnaestrada é uma confraternização mundial da ginástica geral, onde não há nenhum objetivo competitivo e sim informativo, destacando a perfeição dos