Museu de arte contempôranea do seculo xxi em kanazawa, japão.
Arquitetos Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa, escritório SANAA.
Site área: 26.000 metros quadrados
Área de Construção: 9.500 m2
Área útil total: 17.300 metros quadrados
Concluído: 2004
O museu é composto por um edifício circular, 112,5 metros de diâmetro, sem fachada ou entrada principal. Sua área central acolhe exposições temporárias e normalmente tem uma ou duas em exibição ao mesmo tempo. Ele foi projetado para incorporar a comunidade por isso também tem uma série de espaços públicos que incluem biblioteca, salas de aula, oficinas para crianças. Intercalados entre os espaços públicos do museu estão algumas instalações permanentes e abertas gratuitamente ao público.
O museu pode ser explorado por todas as direções sendo transparente a área de circulação de visitantes, por isso não existe um roteiro de visitação, pois pretende-se dar ampla liberdade de acesso e uso das áreas expositivas, de serviço e sociais. Os espaços de circulação também são usados como áreas de exposição adicional.
Este museu utiliza os elementos formais deixando que os volumes - cubos, cilindros e paralelepípedos - se sobressaiam da forma com diferentes alturas, obtendo assim o princípio de transformação da forma por adição.
Os princípios compositivos têm a organização aglomerada, não tendo um ponto central como podemos ver na planta baixa a seguir.
As relações espaciais são de espaços adjacentes.
A escala mecânica do museu varia de dimensões em suas 14 salas expositivas, por exemplo, o pé-direito pode variar de 4 metros a 12 metros de altura.
A escala mecânica vai influenciar diretamente na escala visual e produzir diversas sensações nos visitantes.
A área de circulação tem um pouco mais que duas vezes a altura deste senhor. Nesta exposição não só a exposição em si, mas também a altura da sala contribuem para outra percepção de