A história do computador
O que é computador?
No dicionário encontramos: "Computador, s.m. - aquele que faz cômputos ou que calcula; máquina à base de circuitos eletrônicos que efetua grandes operações e cálculo geral, de maneira ultra rápida.” Os irônicos dizem:” Computador é o idiota mais veloz do mundo, pois fará qualquer coisa que nós lhe ordenarmos a uma velocidade extremamente alta”. Também podemos dizer: “Computador é um equipamento capaz de aceitar elementos relativos a um problema, submetê-lo a operações predeterminadas e chegar a um resultado”.
Complicado? Vamos estudar a história da criação do computador e poderemos ter a nossa própria definição sobre o computador...
Primeiras Máquinas de Calcular
A história do computador, ao contrário do que muitos podem imaginar, tem seu início há muito tempo atrás, desde quando o homem descobriu que somente com os dedos, ou com pedras e gravetos, já não eram suficientes para fazer cálculos...
Então foi criado, há aproximadamente 5.000 a.C., um aparelho muito simples (fig. 1) formado por uma placa de argila onde se escreviam algarismos que auxiliavam nos cálculos. Esse aparelho era chamado de ÁBACO - palavra de origem Fenícia.
Cerca de 200 a.C., o Ábaco era constituído por uma moldura retangular de madeira com varetas paralelas e pedras deslizantes.
O próximo passo na história dos computadores (ano de 1642) ocorreu quando um francês de 18 anos de nome Blaise Pascal inventou a primeira máquina de somar: PASCALINA (fig. 2), a qual executava operações aritméticas quando se giravam os discos interligados, sendo assim a precursora das calculadoras mecânicas.
Por volta de 1671 na Alemanha, Gottfried Leibnitz inventou uma máquina muito parecida com a Pascalina (fig. 3), que efetuava cálculos de multiplicação e divisão, e qual se tornou a antecessora direta das calculadoras manuais.
Em 1802 - na França, Joseph Marie Jacquard passou a utilizar Cartões Perfurados para controlar suas máquinas de tear e automatizá-las.