História dos computadores
RESUMO
Este artigo apresenta a história dos computadores desde a década de 40 até a época atual. Também é apresentada a tendência do futuro dos computadores que é o computador quântico. Na descrição de cada computador é visado principalmente a velocidade de processamento, quantidade de memória e características do sistema operacional. Palavras-chave: História. Computadores. Processadores.
1. PRIMEIRA GERAÇÃO (1940-1959)
Os computadores desta época são todos os baseados em tecnologias de válvulas eletrônicas, eram lentos, enormes, ocupavam salas inteiras e tinham muitos metros de fios. Na época não existia sistema operacional.
Estes computadores utilizavam linguagem de máquina para executar operações, só podendo resolver um problema de cada vez, a memória baseava-se em cilindro magnético e sua capacidade era de 2 a 4 KB. Calculavam a uma velocidade de
milissegundos. A entrada de dados era feita por meio de cartões ou fita de papel perfurado. 1.1. Mark I
Este computador foi construído durante a II Guerra Mundial (entre 1939 e 1944) pelo professor Howard Aiken da Universidade de Harward em Cambridge USA, sua função era ser um calculador de tabelas para uso na navegação. O Mark I era um computador que integrava os conceitos de computadores digitais e analógicos, pois tinha sistema eletrônico e mecânico na mesma máquina. Era controlado por programa e usava o sistema decimal, realizava uma soma em 0,3 segundos, uma multiplicação em
0,4 segundos e uma divisão em cerca de 10 segundos.
Ele tinha cerca de 17 metros de comprimento por 2 metros e meio de altura e uma massa de aproximadamente 5 toneladas. Utilizava muitas válvulas eletrônicas, as operações internas eram controladas por relês e os cálculos eram realizados mecanicamente. O armazenamento era feito em banda magnética ou disco magnético.
Com o apoio da IBM e da Marinha dos Estados Unidos, foram construídas mais três versões de Mark II a Mark IV. O