Clamydiose
281 palavras
2 páginas
CURSO DE AUXILIAR DE VETERINÁRIO – Turma 2CHLAMYDIA PSITTACI – CLAMIDIA FELINA
Alunas: Aliny Franciny Professora: Cathiussa
Matéria: Microbiologia e Parasitologia
CHLAMYDIA PSITTACI – CLAMIDIOSE FELINA
A Clamidiose Felina é uma infecção respiratória, que afeta mais os olhos do animal, causando conjuntivite e rinite. É causada por uma bactéria chamada Chlamydia Psittaci. Além de infectar os gatos, também pode ser transmitida para pássaros e seres humanos, portanto, trata-se de uma zoonose. Gatas prenhes também podem passar a sua bactéria para suas crias.
Sintomas
Os sinais clínicos incluem conjuntivites e rinites, além de conjuntivite neonatal, comum em animais nascidos de gatas contaminadas ou em gatis infectados. Os animais infectados podem piscar excessivamente, ter corrimento nasal e ocular, olhos vermelhos, espirros e tosse. O principal e mais aparente sinal da Clamidiose, deixa os olhos do felino irritados e vermelhos, apresentando corrimentos que podem variar entre uma consistência líquida até uma mais espessa, parecida com o pus. O problema também pode desencadear uma pneumonia, aumentando a possibilidade de óbito que é bem rara em função da doença. Na maioria dos casos, os sintomas podem persistir por 2 a 3 semanas, entretanto, nos casos mais crônicos, os sintomas podem permanecer por vários meses.
Tratamento
O tratamento da Clamidiose Felina varia de acordo com os principais sintomas do bichano acometido, e inclui desde a aplicação de colírios e a limpeza da região ocular (com soluções fisiológicas) até o uso de medicamentos como antibióticos e anti-inflamatórios, entre outros.
Prevenção
A melhor maneira de evitar a doença é através da vacinação dos animais. A desinfecção ambiental com hipoclorito de sódio ou com amônia quaternária em locais de grande concentração de animais também ajuda a evitar futuras infecções.
Anexos