Sistemas Distribuidos - Algoritmos Distribuidos
DSC – Departamento de Sistemas e Computação
BCC – Bacharelado em Ciências da Computação
Disciplina Sistemas Distribuídos
Prof. Paulo Fernando da Silva Algoritmos Distribuídos – Parte 2 · Descreva de maneira geral o algoritmo de exclusão mútua centralizado e comente suas vantagens e desvantagens.
Existem um servidor que é o gerenciador que controla o acesso à sessão crítica. Os pedidos de utilização dessa sessão são controlados por uma fila, em que se a mesma estiver vaga o acesso é fornecido e bloqueado para os demais servidores, sendo que se houver alguma outra requisição esta mesma será armazenada na fila até ser atendida.
Vantagens: é um algoritmo justo pois aqueles que estão aguardando serem atendidos, terão o acesso liberado conforme a ordem de pedido ao recurso e é fácil de ser implementado.
Desvantagens: perda de escalabilidade por não ser muito performático num ambiente de grande escala; ponto único de falha, no servidor gerenciador se der problema, todo o sistema para e ponto único de gargalo, pois os pedidos de todos os servidores são concentrados em apenas um gerenciador.
· Descreva uma comparação das características dos algoritmos de exclusão mútua por anel e por relógio lógico. Ambos não possuem ponto único de falha, possuem pouco gargalo e são bem escaláveis por se basearem em algoritmos distribuídos. Eles são difíceis de implementar, mas o de relógio lógico é mais complicado. Uma grande diferença é que o do anel pode ser injusto enquanto o do relógio sempre é justo.
· Os processos P1, P2 e P3 solicitam entrada em uma seção crítica, neste momento seus relógios lógicos são 5, 1 e 4 respectivamente. Apresente as mensagens trocadas pelo algoritmo de exclusão mútua distribuída até que todos os processos tenham passado pela seção crítica.
P1
P2
P3 pedido de acesso sessão crítica,valores do relógios são enviados para todos
5
1
4
OK