Judaismo -resumo
A Natureza de Deus:
Os judeus crêem que só existe um deus, cujo nome não deve ser pronunciado. Ele é o criador de todas as coisas, e é por meio da sua aliança especial com os judeus que ele conduz a vida e o destino da humanidade.
A Criação:
Deus é o criador, e o Livro do Gênesis diz que ele criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo. Deus porá fim à Criação quando assim decidir.
O Tempo:
O tempo é linear. O Messias, ou escolhido de Deus, virá quando o mundo se tornar um lugar melhor, ou quando o mundo estiver no auge dos problemas. O Messias trará uma era de paz mundial.
A Vida Após a Morte:
Só temos uma vida. A maioria dos judeus religiosos crê que o indivíduo fica a aguardar o Dia do Juízo, quando Deus fará todos ressuscitarem para serem julgados. Alguns, porém, acreditam que a alma seja julgada imediatamente após a sua morte.
Literatura Sagrada:
A Bíblia hebraica tem três partes: a Torá (os cinco livros de Moisés, ou Pentateuco), os livros históricos (como Josué), os proféticos (como Isaías) e os sapienciais (como os Salmos). A Torá contém leis, doutrinas e orientações para a vida, assim como relatos da história primitiva dos israelitas e da relação deles com Deus.
Os Fundadores e os Profetas:
Por meio da aliança com Abraão e seus descendentes, Deus fez dos israelitas o povo eleito. Essa aliança reafirmou-se e consolidou-se com Moisés, quando Deus lhe deu a Lei pela qual os israelitas deveriam viver.
Os Ritos de Nascimento e Morte:
Os meninos são circuncidados oito dias após o nascimento. O nome das meninas é anunciado na sinagoga no primeiro sabádo após o nascimento. O sepultamento dá-se no máximo 24 horas depois do óbito, e as cremações são muito raras. A família fica de luto total por sete dias, e, por 11 meses, reza-se todo dia uma oração especial, o kadish.
As Festividades:
O Passover ou Pessach (Páscoa) celebra o êxodo dos judeus do Egito (mar.-abr.); o