Desenvolvimento Econômico Local
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL 5
3 CONCLUSÃO 10 REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
O momento atual tem a peculiaridade de ser marcado por fortes transformações e turbulências que condicionam os mecanismos de tomada de decisão por parte dos gestores públicos e é dentro desse contexto que estudos locais ganham interesse, porque antes a responsabilidade era de instâncias do poder superior e agora o município que assume as funções. Com isso cada vez mais cidades ou municípios constituem-se em um espaço estratégico para o desenvolvimento.
Nas últimas décadas, por causa das mudanças na economia mundial, a instância de poder local emergiu como tema, caracterizando um saber que converge na análise de relações concretas,m territorialmente localizadas e socialmente construídas.
Dentro desse contexto global está se verificando um movimento de refexão e descoberta em direção às bases, ou seja, em direção aos espaços locais municipais enquanto territórios políticos, étnico-culturais, sociais e econômicos que devem ser conhecidos, reconhecidos e reconsiderados para a luta no campo popular.
Esses estudos de escala local, remetem ao estudo sobre o poder local, visto como relações de forças, das quais se processam confrontos e alianças entre atores sociais em um espaço delimitado, com formação de práticas políticas específicas e formação de identidades.
Este tema tem ganhado destaque à medida que se discute o papel dos municípios como agentes de promoção e ativação do desenvolvimento econômico. Esse tipo de abordagem permite enxergar a emegência de um dado fenômeno, no caso o desenvolvimento econômico local, e apontar o papel determinante da dimensão política.
Com isso vemos a importância de resgatar o significado do papel do município do Brasil como agente do desenvolvimento econômico, apontando quais os