Níveis conceptuais linguísticos
Professora: Regina Aparecida Loureiro Caroni
Aluna: Graziele Correia Farsura Silva
Turma: 4º B
RA: 1712103914
Níveis Conceptuais Linguísticos
São cinco os níveis conceptuais:
Nível 1: Pré-silábico Esse nível é dividido em três fases:
•Fase pictórica: tem como característica as garatujas, ou rabiscos e desenhos. Para crianças que vivem em ambientes com muita exposição à escrita, como nas cidades repletas de propagandas, placas e etc., e com fácil acesso ao material gráfico, como lápis e papel, começam a desenvolver símbolos mais rapidamente.
•Fase gráfica primitiva: a criança registra símbolos e pseudoletras, misturadas com letras e números e ela questiona muito o adulto sobre o meio que a cerca. Demonstra linearidade e representa o meio que a cerca para escrever (bolinhas, riscos, pedaços de letras).
•Fase pré-silábica: nessa fase a criança diferencia letras e números, desenhos de escritas e percebe que as letras são para escrever, embora não saiba como acontece. A criança nessa fase apresenta as seguintes concepções:
- Não corresponde ainda o pensamento e a palavra escrita;
- Não há correspondência entre som e grafia, não fazendo ligação do som e da letra;
- Não se importa muito com a ordem das letras, podendo essa mudar de significado em lugar diferente, pois está relacionado ao que a criança quis escrever;
- Sensação de que se pode escrever apenas substantivos, pois tem mais significados, geralmente não escrevendo verbos e artigos;
- Acredita que a leitura e a escrita apenas são possíveis com certa quantidade de caracteres, mais de três ou quatro e, para elas, não podem repetir letras ou sílabas; Nessa fase pode fazer relação do objeto com o que se quer escrever. A criança pode usar várias letras para escrever elefante, por ser grande, e poucas para escrever formiga, que é pequena.
Nível 2: intermediário I Essa fase é caracterizada pelo conflito e precisa ser encorajada pelo professor para não