Teorias Linguisticas Ii 1360074342
20327 palavras
82 páginas
Teorias Lingüísticas II247
248
ABORDAGENS DA LINGÜÍSTICA CONTEMPORÂNEA
DA ESTRUTURA AO USO
Jan Edson Rodrigues
Maria Leonor Maia dos Santos
Introdução
Nesta disciplina, vamos estudar algumas áreas de pesquisa lingüística atuais:
Sociolingüística, Lingüística Interacional, Lingüística Funcional e Lingüística
Cognitiva. Cada uma será apresentada por alguns princípios básicos, aspectos metodológicos, e um panorama do que é feito atualmente na área. Para iniciarmos o estudo, é interessante tomar conhecimento da distinção entre o formalismo e o funcionalismo em Lingüística.
Forma e função
Em lingüística, várias correntes são ditas formalistas, e várias outras são ditas funcionalistas. Algumas vezes elas são apresentadas como inconciliáveis por aqueles autores que optaram por alguma das duas denominações. Vamos tentar aqui apresentar uma caracterização geral dessas atitudes de pesquisa, a formalista e a funcionalista, para entender suas diferenças, e, ao final, gostaríamos de defender que, apesar de diferentes, ambas são úteis e corretas em Lingüística.
Podemos nos aproximar inicialmente da oposição entre o formalismo e o funcionalismo em Lingüística pensando no papel central atribuído à forma ou à função da linguagem. Será que as línguas humanas têm uma certa forma, uma natureza intrínseca, e por isso servem para fazer certas coisas, ou será que as línguas têm certas funções, e por isso ganham determinada forma? Pense numa faca: ela tem uma forma de faca e por isso serve para cortar (a forma veio antes e determina o uso) ou ela tem a função de cortar e por isso foi feita com essa forma (o uso veio antes e determina a forma)? No caso da faca, que é um objeto fabricado e não da natureza, parece óbvio que foi o uso pretendido que motivou a forma. Mas imagine que você está num lugar onde não há facas, e sim muitas pedras, e precisa cortar com cuidado alguma coisa.
Uma fruta bem grande e madura, como uma jaca, por exemplo, ou uma fruta-pão.
Que tipo de pedra será