O ensino de números decimais
Professor: Adriano de Morais Martins
Aluna: Graziele Farsura
Turma: 5º B
“Jogo do troca dez Para esse jogo faz-se necessário um dado enumerado de 1 a 6,. Cada criança joga o dado e compra os cubinhos correspondente à quantidade sorteada e toda vez que fizer um agrupamento de dez cubinhos deverá trocá-la por uma barra e, como prêmio, ela joga o dado novamente e quando ela juntar dez barras trocará por uma placa, dando a ela, também, o direito de jogar novamente.Ganha o jogo aquele aluno que juntar uma quantidade estabelecida previamente pelo professor.” É possível observar que utilizando esse jogo o professor tem a possibilidade de mostrar ao aluno que nosso sistema de numeração é organizado por agrupamentos de dez em dez, que é característico do sistema decimal. Assim terá a oportunidade de aprender de forma concreta que dez unidades, formam uma dezena, dez dezenas formam uma centena e assim por diante. Com esse jogo também é possível demonstrar ao aluno que o número é posicional, ou seja, o mesmo número pode ter valor diferente dependendo da posição que se encontra. Por exemplo, se em algum momento o resultado for de números iguais, como 111, o professor pode chamar a atenção do aluno para o fato do número 1 estar repetido, mas com valores distintos:
1 centena ou 100
1 dezenas ou 10
1 unidade
E outra característica que pode ser ensinado é que o sistema numérico decimal é aditivo, pois o valor total é obtido pela soma dos valores posicionais. O aluno chega ao valor de 123 no jogo. Então, com o material dourado o aluno terá nas mãos:
1 centena ou 100
2 dezenas ou 20
3 unidades ou 3 O educador, após chamar a atenção do aluno para essa questão, deve mostrar que o resultado total do valor será obtido com a soma de todas essas posições:
100 + 20 + 3 = 123 Embora para nós pareça uma coisa simples, como citado nos slides para realização dessa tarefa, o zero tem a função de guardar a posição