Plano de Ensino 6º ano - Matemática
Introdução
Por que será que devemos ensinar matemática?
A matemática é uma ciência que está presente em todos os sistemas educacionais conhecidos. A necessidade cotidiana que o ser humano tem de medir, comparar, quantificar, calcular, analisar, ordenar, decorre do fato de que nós precisamos de pensamentos lógicos e racionais para tentarmos resolver todos os tipos de problemas que enfrentamos em nosso dia-a-dia. Nenhuma língua, nenhuma religião, nenhuma medicina se universalizou. A matemática, no entanto, é a mesma para toda a humanidade, por essa precisão e exatidão que ela nos garante na resolução de problemas, principalmente.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de Matemática no ensino fundamental (1997), estão pautados por princípios decorrentes de estudos, práticas e debates desenvolvidos. São eles:
— A Matemática é componente importante na construção da cidadania, na medida em que a sociedade se utiliza, cada vez mais, de conhecimentos científicos e recursos tecnológicos, dos quais os cidadãos devem se apropriar.
— A Matemática precisa estar ao alcance de todos e a democratização do seu ensino deve ser meta prioritária do trabalho docente.
— A atividade matemática escolar não é “olhar para coisas prontas e definitivas”, mas a construção e a apropriação de um conhecimento pelo aluno, que se servirá dele para compreender e transformar sua realidade.
— No ensino da Matemática, destacam-se dois aspectos básicos: um consiste em relacionar observações do mundo real com representações (esquemas, tabelas, figuras); outro consiste em relacionar essas representações com princípios e conceitos matemáticos. Nesse processo, a comunicação tem grande importância e deve ser estimulada, levando-se o aluno a “falar” e a “escrever” sobre Matemática, a trabalhar com representações gráficas, desenhos, construções, a aprender como organizar e tratar dados.
— A aprendizagem em Matemática está ligada à compreensão, isto