Nutrição
Caio Eduardo G. Reis; Ivana Aragão L. Vasconcelos; Juliana Farias de N. Barros
Pubicado em 2011
Objetivo
Segundo os autores o objetivo da pesquisa foi a de analisar criticamente como as politicas públicas brasileiras estão trabalhando para o controle da obesidade infantil.
Resumo
Nos últimos anos o governo brasileiro tem criado leis ações de promoção de saúde visando combater a obesidade infantil, mas é necessário implementar e fiscalizar essas leis e regulamentações para o controle da obesidade infantil no Brasil.
Introdução
A Politica Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) formula os requisitos básicos para a promoção e a proteção à saúde, atestando o compromisso do Ministério da Saúde em controlar os males relacionados à alimentação e nutrição já configurados no Brasil.
A obesidade tem crescido de forma alarmante nos últimos 30 anos, tornando à um desafio para a saúde pública. A mudança no perfil nutricional no Brasil deixa claro a importância de se ter um modelo de atenção à saúde que incorpore ações de promoção da saúde, prevenção e tratamento da obesidade e de doenças crônicas não transmissíveis.
Medidas governamentais já foram tomadas a fim de controlar o aumento da obesidade entre as crianças brasileiras. Assim são importantes as politicas públicas que buscam atuar na prevenção e no controle da obesidade infantil.
Método
De acordo com os autores o método utilizado foi realizado através da busca de artigos, ensaios, resenhas, resoluções e legislações publicados entre janeiro de 1990 e dezembro de 2010 em bases de dados eletrônicos. As palavras chave utilizadas foram: obesidade; políticas públicas; criança; politica de saúde; recomendações nutricionais.
Resultados e Discussão
As ações criadas para o tratamento da obesidade infantil têm mostrado efeitos positivos em vários estudos. As pesquisas de intervenção centram seus estudos em comunidades e no ambiente