Virtualização
MARCIELE ZEN
Faculdade de Tecnologia TecBrasil – Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Resumo: A virtualização vem se tornando uma realidade dentro de muitas empresas, pois com ela pode-se reduzir custos de implementação, oferecendo um melhor gerenciamento de servidores, além de permitir que seja feito um melhor aproveitamento dos recursos computacionais já existentes ou que serão implantados.
Palavras-Chave: Virtualização, máquina virtual, otimização.
1 Introdução
Apesar de ser um conceito antigo a virtualização vem ganhando força dentro de empresas que visam um maior aproveitamento dos recursos que a informática pode nos oferecer. A virtualização permite a execução tanto de sistemas operacionais como de aplicativos, em ambientes distintos e isolados. Atualmente a virtualização não se resume apenas a isso, mas também ao fato de proporcionar segurança, disponibilidade e economia. O presente artigo tem como objetivo apresentar essa tecnologia juntamente com algumas de suas aplicações.
2 Virtualização
A técnica de virtualização foi iniciada na década de 60 nos mainframes da IBM com o objetivo de dividir recursos de hardware dos mesmos, podendo assim ter uma melhor utilização. Como os mainframes eram recursos caros, essas divisões permitiam que eles obtivessem vários processos e aplicativos sendo executados ao mesmo tempo resultando assim em uma forma de aproveitar o investimento. Essa realidade foi superada com o uso de computadores pessoais na década de 80, porém com o surgimento da linguagem Java na década de 90 a virtualização teve um novo impulso. Atualmente diversas linguagens são compiladas para máquinas virtuais bem como os processadores mais recentes trazem suporte a virtualização.
3 Formas de Virtualização
3.1 Virtualização de Hardware A virtualização de hardware consiste em rodar paralelamente diversos sistemas operacionais independentes em um mesmo hardware,