Virtualização
Alunos: Augusto Pinheiro, Diego Bastos,
Definição da Empresa HP sobre virtualização.
Em uma definição livre, virtualização é o processo de executar vários sistemas operacionais em um único equipamento. Uma máquina virtual é um ambiente operacional completo que se comporta como se fosse um computador independente. Com a virtualização, um servidor pode manter vários sistemas operacionais em uso.
Origem da Virtualização
• A Virtualização surgiu na década de 60 com os servidores de grande porte da IBM, os Mainframes. A Virtualização desse tipo de servidores era feita através do software de Virtualização VM CMS, que permitia a criação de virtual machines nesses servidores de grande porte. O conceito de Virtualização de Servidores não era o mesmo do conceito atual. Após 20 anos, surge em 1998 VM Ware que foi a primeira empresa a comercializar hypervisores para pcs ou servidores com processadores x86.
Conceito de Virtualização
• Virtualização é a reorganização de ambientes operacionais de servidores físicos em ambientes de servidores virtualizados. Isso é possível através da emulação de hardwares por meio de software, obtendo se virtual machines.
Virtualização na prática
• Utilizando-se de camadas adicionais de software (hypervisors) entre as máquinas virtuais e o servidor para compartilhamento de hardware, a Virtualização permite, que múltiplos sistemas operacionais (virtual machines) possam ser executados em um único servidor físico. Cada máquina virtual possuirá seu sistema operacional totalmente independente e possuirá performance muito similar a uma máquina física. Ainda através da Virtualização cada uma das virtual machines podem oferecer serviços de rede interconectar-se (virtualmente) através de interfaces de rede, switches, roteadores e firewalls virtuais.
Alocação de Recursos
• Ao contrário dos servidores convencionais, ao criar uma máquina virtual, aloca-se