NUTRIÇÃO
A nutrição animal é definida pelo conjunto de processos em que um organismo vivo digere ou assimila os nutrientes contidos nos alimentos, usando-os para seu crescimento, reposição ou reparação dos tecidos corporais e também, para elaboração de produtos (Ex: Produção de leite pela vaca).
Os animais, sejam eles para consumo humano ou de estimação, merecem uma alimentação balanceada e de qualidade. A nutrição animal reúne os pontos importantes e imprescindíveis para a saúde de cães ,gatos ,bovinos, equinos, e outros.
Os quesitos que auxiliam nessa meta são: ecologia, qualidade dos produtos e responsabilidade. Primeiro está diretamente relacionado às medidas de desenvolvimentos sustentáveis; O desenvolvimento que procura satisfazer a necessidade atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais.
Segunda, qualidade as condições dos alimentos produzidos
O estabelecimento que fabrica, fraciona, importa, exporta e comercializa rações, suplementos e alimentos para animais de companhia, ou de corte, e usa ingredientes aditivos para formatação desse alimento animal deve ser registrado no MAPA(Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). A fiscalização destes estabelecimentos tem como principal objetivo garantir adequadas condições de higiene sanitárias nos processos de fabricação, mantendo a qualidade do produto.
Terceira relacionada a vida do animal e a do homem.
Todo tutor ou criador tem a obrigação de disponibilizar alimento de qualidade para seu animal
O animal de estimação bem nutrido tem boa qualidade de vida (bem estar )
O animal de corte ou produção bem nutrido melhora sua produtividade (estando em bem estar). Garantindo um produto de maior