Modelos de base de exportação
“CIS”
Integrantes do Grupo:
Carlos Joaquim
Cassiano Bernado
José Pedro Mualubambo
Rossano da Costa
Simone Sacramento
Jonhson Cristovão
Godʾs will Lukau
O doente: Joaquim Quintas
Introdução
Modelos de base de exportação
A importância do comércio internacional vem da impossibilidade de um país produzir vantajosamente todos os bens e serviços de que tenha necessidade. Isso decorre de diversos factores, tais como: desigualdades na distribuição geográfica dos recursos naturais, diferenças de clima e de solo, diferenças de técnicas de produção e de distribuição, e diferenças de disponibilidade de capital. Na ausência de comércio externo, um país poderia consumir somente os bens que produzisse. Essa possibilidade tornaria iguais as fronteiras de produção e de consumo, acabando com os ganhos provenientes da melhor alocação dos recursos e diminuindo a escala de produção, em decorrência do estreitamento da comercialização externa.
Nas últimas décadas houve um grande crescimento das exportações mundiais de mercadorias. Em 1950, o total das exportações mundiais foi de US$ 57,2 bilhões e alcançou a cifra de US$ 6.064 bilhões em 2001.
A globalização é irreversível, pois a população mundial pode ter acesso a diversos produtos com as mais diversas tecnologias e serviços de qualidade. As empresas de produtos e serviços puderam emancipar-se dos seus países e expandir seus domínios para além das suas fronteiras com demandas atraentes, oportunidades de aumentar a lucratividade e produção em economias de escala.
O desafio maior dos países desenvolvidos no mundo global é exportar produtos com alto valor agregado para os países em desenvolvimento sem endividá-los e ajudar no investimento de