Industrialização
1. Explique a diferença entre o modelo de industrialização dos Tigres Asiáticos e o dos países da América Latina.
Os Tigres Asiáticos privilegiaram a produção de bens industrializados voltados para a exportação, adotando um modelo denominado por esse motivo de plataformas de exportação. Os países latino-americanos realizaram o modelo de substituição de importações, visando produzir internamente bens industrializados que antes importavam, tendo como objetivo o mercado interno.
2. Com base no que foi estudado no capítulo e no texto acima, relacione os fatores responsáveis pela difícil situação socioeconômica argentina.
Podemos relacionar algumas das principais causas da crise argentina: o sucateamento de suas indústrias pela defasagem tecnológica e a acentuada queda de produção, a transferência de várias indústrias para outros países; os principais produtos de sua pauta de exportações como os cereais e a carne, diminuíram sua participação no mercado internacional; o desemprego decorrente desses fatos agrava a crise social; durante anos a inflação corroeu salários, e a dívida externa superou os 150 bilhões de dólares, o que dificultou investimentos na área social e causou expressiva queda no nível de vida de sua população; as riquezas naturais argentinas, como o urânio, o petróleo e o gás natural, e a diversificação agropecuária (cereais, frutas, gado bovino e ovino) não conseguem minimizar as dificuldades econômicas que o país vem enfrentando; o elevado grau de corrupção dos últimos governos do país.
QUESTÕES EXTRAS – CAPÍTULO 42
1) O que significa “NICs”? Quais países integram esse conjunto? Como passaram a denominados ultimamente?
NICs significa Newly Industrialized Countries, ou seja, os Novos Países Industrializados ou mais recentemente chamados de emergentes. Estes países foram os últimos a se industrializar, em sua maioria após a Segunda Guerra Mundial.