O cinema na escola
RESUMO: Inspirado na peça teatral de Ariano Suassuna de 1999, o filme’’ O auto da compadecida’’ tira o nosso fôlego ao retratar de maneira real o cotidiano de personagens que viviam em uma região castigada pela seca, a Vila de Taperoá situada no Nordeste do Brasil. A história tem como protagonistas João Grilo e Chicó, uma dupla que vive de trambiques para conseguirem sobreviver a dura vida do sertão. Dessa forma ambos conduzem a trama causando muitas confusões e enganando ricos e poderosos.
Palavras-chave: Religião. Questões Sociais. Amizade
O objetivo deste artigo é não somente transmitir o enredo dos personagens, mas também expor questões sociais que vão além do universo de ‘’O auto da compadecida’’.
-------------------------------------------------
A história começa com os principais personagens, João Grilo (Matheus Nachtergaele) e Chicó (Selton Melo) à procura de alguém para enganar; encontram com o padeiro e os convence a empregá-los na padaria. Ambos começam a trabalhar na padaria e a conviver com o patrão e sua esposa Dora, os quais concedem aos empregados um tratamento inferior dado a sua cadelinha, que come até carne na manteiga. A cadela de estimação da patroa acaba ficando muito doente ao comer uma comida azedada, sua dona se desespera, pois nutria um amor pela cadela que não tinha nem mesmo pelo marido. Foi por isso que Chicó e João Grilo viram nesta a oportunidade de ganhar dinheiro à custa do sofrimento de dona Dora, a qual pede pra que João Grilo e Chicó chamem o padre para benzer Xarén; sua cadela. Mas o problema seria convencer o padre da cidade a benzê-la.
João Grilo vai até a igreja e faz o pedido pra que o padre benza a cadela, mas o mesmo se nega a fazê-lo, dizendo ser impossível e que tal