Cinema na escola
1. INTRODUÇÃO
“A arte é uma das mais inquietantes e eloqüentes produções do homem. Arte como técnica, lazer, derivativo existencial, processo intuitivo, genialidade, comunicação, expressão, são variantes do conhecimento arte que fazem parte de nosso universo conceitual, estreitamente ligado ao sentimento de humanidade”. Maria Heloisa C. de T. Ferroz e Maria F. de Rezende e Fusari.
No desejo de provocar uma integração ainda maior entre corpo Docente e Discente da E.E. Ana Nunes Horta, nós professores, desejamos inserir a arte cinematográfica de forma interdisciplinar para que o aluno tenha contato com a mesma e a partir daí fazer uma leitura e reflexão dos temas abordados, posicionando-se de maneira crítica sobre cada filme.
Espera-se que com a participação de todos, possamos tirar proveito de cada sessão, resgatando valores éticos e morais, e acima de tudo a liberdade de expressão.
“As imagens demonstram como o ser humano estabelece relações com o mundo”. Grace Cristiane Thiel e Janice Cristiane Thiel.
2. OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
- Inserir a arte do Cinema no processo de ensino-aprendizagem por meio de uma visão multidisciplinar como um meio de aproximar o público estudantil da narrativa audiovisual.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Oportunizar aos educandos o acesso ao conhecimento da linguagem audiovisual;
- Apresentar o Cinema aos estudantes como sendo uma fonte de cultura e agente transmissor de conhecimento;
- Desenvolver a partir do gosto pelo Cinema, o senso crítico, estético e cultural sobre nossa localidade, nosso país e o mundo de modo geral;
- Possibilitar o debate inter e transdisciplinar em torno de temáticas atuais apresentadas através de filmes e documentários;
- Estimular que os alunos da rede pública criem o hábito de assistir filmes e ou freqüentar cinema quando possível, estimulando assim o aprendizado cultural e artístico;