A escola no cinema
JUSTIFICATIVA
Na contemporaneidade é importante que a Educação Escolar ofereça aos alunos oportunidades de conhecer e aprender por meio de uma das principais linguagens da atualidade: a linguagem cinematográfica. Seu uso, como prática educativa, facilita significativamente o diálogo entre os conteúdos curriculares e os conhecimentos mais gerais. Por intermédio da leitura e análise de imagens e de ferramentas utilizadas pelo cinema, o trabalho com essa linguagem, entre outros aspectos, contribui para o desenvolvimento da compreensão crítica do mundo e das novas tecnologias, tendo em vista os benefícios que proporciona à formação do aluno. A cada exibição cinematográfica, novos olhares, sensações e experiências se renovam e se fortalecem e ainda podem gerar reflexões que se prolongam por toda a vida. Os universos reais e fictícios projetados na tela simulam contextos e cenários que retratam valores individuais e coletivos, que poderão ser discutidos e ampliados por meio do debate com a comunidade escolar. Com sua expressiva versatilidade, a linguagem cinematográfica compreende, além de um corpo de conhecimento notável, mecanismo de interfaces com outras linguagens, dialogando com várias expressões: o teatro, a dança, a música e as artes plásticas. Assim, pelo exposto, justifica-se a execução desse projeto nas escolas do município, criando-se também nova oportunidade para uma concepção mais abrangente da intersecção educação/cultura.
OBJETIVO GERAL
Favorecer o acesso de educandos e educadores das escolas do município à produção cinematográfica de diferentes categorias e gêneros, com apoio de material para a prática educativa.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Que o aluno possa:
• conhecer a linguagem cinematográfica como mais um elemento constitutivo de sua formação;
• analisar produções cinematográficas, estabelecendo o diálogo entre a narrativa do cinema, os conhecimentos adquiridos ao longo da escolaridade básica