Cinema na escola
CINEMA NA ESCOLA
INCENTIVO À CULTURA ATRAVÉS DA SÉTIMA ARTE
Projeto apresentado como requisito para o processo seletivo ao ingresso no projeto Mais educação 2014 para a EMEFM Antonio Alves Veríssimo.
Professora Priscila dos Santos – RF 8046034
Fevereiro /2014.
ÍNDICE
Índice ______________________________________________________2
Apresentação________________________________________________3
Justificativa _________________________________________________4
Objetivos gerais _____________________________________________5
Estratégias _________________________________________________6
Avaliação __________________________________________________7
Referências bibliográficas _____________________________________8
APRESENTAÇÃO
Desde o início do século XX o cinema, na sua primeira apresentação em Paris em 1895, objetivava apenas o lazer e o entretenimento. Desde então, a sétima arte cresceu e ampliou suas funções. Hoje o cinema vem conquistando adeptos que possuem interesses variados, pois se transformou em uma indústria, um negócio altamente rentável e, principalmente uma arte, característica da qual a escola pode se beneficiar amplamente e ter muitos êxitos.
"O cinema é uma experiência cultural importante, assim como a música e a literatura. A escola precisa levar isso em conta e tratar esse trio com igualdade", diz Marcos Napolitano, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) e especialista na utilização de filmes em aula.
O trabalho com filmes em sala de aula possibilita o contato e desenvolvimento de vários conteúdos correspondentes a todas as disciplinas do currículo escolar, estimulam a reflexão e os debates e, ainda, possibilitam ao aluno uma percepção de mundo mais aguçada e a ampliação de sua “bagagem cultural”.
Além disso, a linguagem do cinema é muito familiar aos alunos devido,