A educação nos espaços não formais
Introdução Pensar em Educação é pensar em escola / família / comunidade. A escola sozinha não faz a educação. A educação acontece na interação entre escola/ família/ comunidade. O trabalho do educador não pode se limitar aos muros da escola, ou às paredes das salas de aula. O educador deve partilhar com a família e o meio social, contando com a participação de todos para a complementação da educação. O trabalho se refere à educação não formal, com propostas de atividades que possam ser partilhadas entre as famílias e a comunidade em geral, de proximidade da área escolar. O projeto sobre a utilização da educação não formal nos espaços da comunidade escolar, tem objetivo de complementar a educação formal na formação de cidadãos. Primeiramente serão abordados algumas definições de educação formal e não formal, espaço escolar e espaço não formal. Com o claro objetivo de destacar a importância de trabalhar nos espaços não formais, ao final apresentaremos uma proposta de ação pedagógica, visando a complementação do conteúdo escolar.
.
Objetivo
Enfatizar a importância do aprendizado fora do ambiente escolar nos espaços não formais.
A educação não formal envolve escola, famílias e comunidade em geral fazendo com que as relações sociais e culturais, reforcem as práticas educativas caracterizando a estrutura de uma sociedade.
Primeiramente, é necessário discorrer o que é e destacar a importância da educação não formal, para então apresentar uma proposta de ação pedagógica, nos ambiente não formais.
A discussão nos põe a prova de que a educação nos ambientes não formais contribuem e muito para desenvolver habilidades, comunicação e envolvimento social.
I – Definição
A Educação não-formal A educação não-formal tornou-se um objeto de estudo a partir de meados da década de 80, ganhando força a partir dos anos 90, pois