industrializacao
Nos últimos dois séculos o mundo se alterou muito rápido, tudo para suprir as necessidades de uma população em crescimento e atender as indústrias de matéria prima que advém da natureza, configurando uma dinâmica diferente no espaço geográfico.
As alterações provocadas pelo modelo de desenvolvimento capitalista desvendaram uma nova realidade não só na natureza, mas também nas relações sociais.
O processo de industrialização é um dos pilares da modernização da sociedade. A indústria, tal qual conhecemos hoje, surgiu há dois séculos e passou por muitas transformações. A industrialização se preocupava em se expandir horizontalmente, com aumento cada vez maior de indústrias, agora esse processo ocorre de forma vertical, com uma busca incessante de aperfeiçoamento e incremento tecnológico.
Assim, a industrialização pode ser divida em três etapas:
Primeira Revolução Industrial: foi o modelo de indústria baseado em técnicas rudimentares, ficou caracterizada por duas importantes invenções que propunham uma reviravolta no setor produtivo e de transportes, a utilidade do carvão como meio de fonte de energia e a partir daí desenvolveram simultaneamente a máquina a vapor e a locomotiva. Ambos foram determinantes para dinamizar o transporte de matéria-prima, pessoas e distribuição de mercadorias, dando um novo panorama aos meios de se locomover e produzir.
Ela surge na Inglaterra no final do século XVIII e perdura até o final do século XX. Além da máquina a vapor, a Indústria Têxtil também foi importante nesse período consolidando a Inglaterra como grande potência mundial.
- Segunda Revolução Industrial: ocorrida no começo do século XX até meados da década de 1970, foi caracterizada principalmente pela mudança da fonte energética e pelo tipo de indústria. A máquina a vapor e o carvão deram lugar aos automóveis e ao petróleo e seus derivados. Essa época industrial ficou conhecida pelo chamado modo de produção fordista, que era um modelo de