Escória
TRABALHO DE TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
NOME: AFFONSO RIBEIRO e RAFAEL CONSUL TURMA: 3211
Novo Hamburgo, 22 de agosto de 2013.
Introdução*
O pioneiro na realização de ensaios metalográficos para investigação foi o inglês Henry Sorby, em 1863, devido ao seu grande interesse em geologia o levou aos 23 anos aos primeiros estudos da petrografia microscópica. No Brasil, este conceito chegou apenas em 1907, com o auxílio de Antonio Francisco de Paula Souza, que pretendendo a ampliação do seu gabinete, enviou Pujol àEuropa, e este quando retornou trouxe consigo material didático e um microscópio Zeiss do tipoMartens, permitindo a instalação de um laboratório de metalografia microscópica no gabinete da Resistência de Materiais da Escola Politécnica.
Contudo, a partir da década de 30, devido ao trabalho contínuo de Hubertus Colpaert, a técnica de metalografia se consolidou no Brasil como um importante material de ensino e de desenvolvimento industrial, principalmente nos casos de análises de falha, controle de qualidade, engenharia reversa e características microestrutural através de tratamentos termo-mecânico. Nos dias atuais devido ao grande avanço na área de materiais, com constantes descobertas de novas ligas, a metalografia tornou-se ainda mais essencial no âmbito industrial brasileiro, sendo indispensável durante o processo de qualidade e verificação dos materiais utilizado pela indústria metal-mecânica nacional.
Fundamentação Teórica*
Segundo Colpaert (1974),a metalografia tem por finalidade analisar o materiais em sua estrutura, relacionando pontos observados com suas propriedades físicas