Exercício religião PUC MINAS - Símbolos da ausência Rubens Alves
1 EXPLIQUE os títulos e as epígrafes das partes A e B.
2 MOSTRE como a parte A caracteriza a singularidade do ser humano em relação aos outros animais.
3 MOSTRE como o autor diferencia ciência e religião e aponta a possibilidade delas se completarem criticamente.
4 MOSTRE, no horizonte do texto, as principais buscas religiosas do ser humano. JUSTIFIQUE.
5 EXPLIQUE o sentido da metáfora: “A religião é uma espécie de espelho em que nos vemos”.
6 EXPLIQUE, por que o fenômeno religioso se manifesta em todas as culturas, inclusive na cultura atual.
7 EXPLIQUE a ideia força das seguintes frases do senso comum e POSICIONE-SE: a “A esperança é a última que morre”; b “Quem espera sempre alcança”.
8 EXPLIQUE em que sentido, para o autor, o fato do ser humano revelar-se “ser de desejo” e “criador de símbolos” ajuda na compreensão do fenômeno religioso.
9 MOSTRE em que sentido, para o autor, o imaginário revela-se importante na compreensão do “homo religiosos” (a dimensão religiosa da vida humana) e da própria religião.
10 A religião tem a pretensão de transformar a vida da pessoa quando esta segue as suas diretrizes. A partir do acesso ao testemunho de seguidores de diversas tradições religiosas sobre as mudanças em suas vidas depois que decidiram levar a sério a religião (conversão religiosa), responda: a EXPLICITE o sentido da transformação ou mudança de vida (Em que e por que a pessoa muda os rumos de sua vida e o jeito de viver); b EXPLIQUE como a religião atua e como pode mudar a vida de uma pessoa.
11 Segundo o autor, não é plausível prever o surgimento, no futuro, de civilização sem religião: a EXPLIQUE as razões do autor para tal posição. b POSICIONE-SE.
12 APONTE a mensagem central da parábola: “O pintassilgo e as rãs” e DÊ um exemplo concreto que mostre sua importância para a vida humana.
13 EXPLIQUE, segundo o autor, a diferença do papel da religião e da ciência na vida humana.
14 EXPLICITE o sentido da