estrutura
Falar sobre infraestrutura escolar é falar sobre a parte física da escola, o prédio em si, suas instalações e o que nele contém.
Veremos nessa pesquisa, as diversidades encontradas nas escolas brasileiras de acordo com a região em que se situam e as zonas a que pertencem ou seja: zona urbana ou rural.
O objetivo dessa pesquisa é mostrar a realidade da infraestrutura escolar, realidade que muitas vezes são camufladas, seja pelo governo ou pela própria sociedade interessada.
Mostrar que existem essas diferenças, seja devido a classe social região ou cultura, o impacto que essa realidade causa no trabalho do educador, porque de uma certa forma isso influência na própria educação em si.
E mostrando a realidade da infraestrutura escolar, podemos trabalhar nessa questão para que novas gerações possam usufruir de uma escola mais completa, com infraestrutura adequada para educação do nosso país.
DESENVOLVIMENTO
Essa pesquisa para medir a infraestrutura escolar foi realizada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) extraídos do senso escolar de 2011.
No total foram 263.833 escolas incluindo públicas e privadas, porem foi feito uma filtragem de acordo com varias situações, chegando num total final de 194.932
Lembrando que essa pesquisa visa avaliar a existência ou não de determinado elemento e não a avaliação qualitativa desses elementos, uma questão importante é a variável de escola pública e privada, de educação infantil ou ensino fundamental e médio, pois nem todo o tipo de ensino exige as mesmas condições de infraestruturas.
A interpretação da pesquisa evidenciou que a escola pode ser do nível estrutural elementar, possui: água, sanitários, energia, esgotos e cozinha, básica que além dos elementos anteriores também possui: sala de diretoria, equipamentos