Economia agroexportadora 1° republica
Disciplina: Economia Brasileira
Curso: Administração
Professora: Carolina Machado
Alunas:
Assunto: Economia Agroexportadora
1. Economia Agroexportadora
Economia agroexportadora é definida pela economia baseada na produção e exportação de uns poucos produtos primários, e uma economia voltada para fora. Essa economia ocorreu no Brasil no período de 1889 à 1930. Fica claro então que o que determinava a base de consumo no Brasil era a exportação. 2. Ciclos da economia agroexportadora
A economia agroexportadora dependia grande e exclusivamente da exportação de produtos agrícolas. E foi aumentando aos poucos a variedade de produtos exportados ao mercado internacional sendo eles: ouro, açúcar, café, borracha e outros que formaram os ciclos da economia brasileira. Sem dúvida o ciclo que teve mais importância foi o do café que dominou a economia no período da república velha.
A economia agroexportadora era de uma vulnerabilidade muito grande, já que a demanda dependia exclusivamente das oscilações do crescimento mundial. Crises ou guerras internacionais, afetava de maneira direta as exportações, e por conseqüência a economia no Brasil, pois as atividades dependia do desempenho do setor exportador cafeeiro.
Sendo o café o setor exportador mais produtivo e de maior dinamismo, era onde concentrava-se os recursos naturais e o capital. Mas por conseqüência causava uma elevada desigualdade na distribuição de renda, que era uma das características do modelo agroexportador. E se quando tudo andava bem, ela aumentava, e se tudo fosse mal ela se retraía. O Brasil era o maior produtor de café da época, mais mesmo assim não tinha influência sobre os preços, pois havia outros países que atuavam na oferta. Os EUA e Inglaterra que eram os principais importadores decidiam como era a demanda.
Um problema significativo no sistema agroexportador, era o descompasso entre a base produtiva e a estrutura de consumo, pois a exportação era uma das poucas bases que