Medida de Vazão
Consiste em verificar o valor da vazão para cada diferença de pressão lida no manômetro.
2- Introdução:
Vazão ou caudal - É o volume de determinado fluido que passa por uma determinada seção de um conduto livre ou forçado, por uma unidade de tempo. Ou seja, vazão é a rapidez com a qual um volume escoa. Vazão corresponde à taxa de escoamento, ou seja, quantidade de material transportado através de uma tubulação, por unidade de tempo.
A vazão pode ser volumétrica, onde é medida a quantidade de volume de um fluído que escoa por um duto em unidade de tempo, e também pode ser vazão gravimétrica, a qual é medida a quantidade de massa de um fluído que escoa por um duto em unidade de tempo.
Vazão volumétrica: Q = V/t Vazão gravimétrica: QM = M/t
Um conduto livre pode ser um canal, um rio ou uma tubulação. Um conduto forçado pode ser uma tubulação com pressão positiva ou negativa.
Há dois tipos de medição de vazão por pressão diferencial: variável e constante.
Medição de vazão por pressão diferencial variável: é produzida por vários tipos de dispositivos que são colocados na tubulação de forma que a velocidade do fluido é aumentada pois a área naquele determinado ponto é diminuída, ocasionando então uma queda de pressão onde a vazão pode ser medida. Uma vantagem dos medidores de vazão por diferencial de pressão, é que os mesmos podem ser aplicados numa grande variedade de medições, envolvendo a maioria dos gases e líquidos, inclusive fluídos com sólidos em suspensão, bem como fluídos viscosos, em uma faixa de temperatura e pressão bastante ampla. Um inconveniente deste tipo de medidor é a perda de carga que o mesmo causa ao processo, sendo a placa de orifício, o que provoca a maior perda de carga.
Medição de vazão por pressão diferencial constante: é produzida por dispositivos que são colocados na tubulação nos quais a área na restrição pode ser modificada para manter constante o diferencial de pressão enquanto muda a vazão, um exemplo